A Fraternidade Feminina foi criada pela Constituição do GOB em 1967. É uma entidade paramaçônica, patrocinada pelo Grande Oriente do Brasil, vinculada a uma ou mais Lojas Maçônicas da Federação.
A Maçonaria entende que uma Loja será sempre mais alegue, pacífica e trabalhadora, com a presença e participação das mulheres. A Fraternidade Feminina é um instrumento de integração e fortalecimento da Família, instituição considerada a mais importante pela Maçonaria.
As atividades femininas numa Loja Maçônica, conscientizam os maçons do papel da mulher na educação, saúde, união e presença cristã em nossos lares.
A Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Loja 22 de Agosto foi fundada em 1992 e sua primeira Presidente foi a nossa cunhada Rosa Zouain Fontes.
A Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul “22 de Agosto” tem por princípios gerais:
- I – A defesa dos deveres básicos de amor à família, fidelidade e devotamento à Pátria, cumprimento da lei e dedicação à comunidade;
- II – O trabalho nobre e dignificante, como direito inalienável;
- III – A livre manifestação do pensamento e a prática da tolerância, princípios basilares das relações humanas, respeitadas as ideologias e a dignidade de cada uma;
- IV – A promoção do reconhecimento e das prerrogativas relativas aos direitos universais da mulher.